CINELIMITE NA CAPITÓLIO

De 26 a 30 de novembro, a Cinemateca Capitólio apresenta a Mostra Cinelimite. A programação apresenta 7 sessões gratuitas que destacam preciosidades recentemente recuperadas da história do cinema brasileiro.

Desde 2020, a empresa Cinelimite dedica seu trabalho a ampliar o cânone do cinema de repertório brasileiro, atuando nas áreas de preservação e distribuição para construir um acervo digital com mais de mil obras nacionais, muitas delas nunca antes digitalizadas. Agora, pela primeira vez, a Cinelimite traz uma seleção de suas mostras mais emblemáticas, além de novas surpresas, para o Rio Grande do Sul, em uma semana de sessões inéditas e descobertas renovadas sobre a rica e ainda em expansão história do nosso cinema.

Além das sete sessões curadas especialmente para esta mostra, os membros da Cinelimite William Plotnick e Glênis Cardoso estarão em Porto Alegre para apresentar, no dia 30 de novembro, entre 15h e 17h30, a oficina Introdução à Restauração Digital de Filmes: Estudos de Caso em Múltiplos Formatos. Esta oficina oferece uma introdução prática ao processo de restauração digital de filmes, baseada em estudos de caso desenvolvidos pela Cinelimite. Ao longo de duas horas, serão exploradas as principais etapas do trabalho de pós-produção após a digitalização de materiais em película, compartilhando metodologias, desafios e soluções encontradas na preservação de obras raras do cinema brasileiro.

Programação completa: https://www.capitolio.org.br/novidades/9453/mostra-cinelimite/

SESSÕES

26/11 (quarta-feira)

19h30 – A Onda de Filmes Queer em Super-8 da Paraíba

27/11 (quinta-feira)

19h30 – Elas no Cinema Experimental Brasileiro 1960 a 1980

28/11 (sexta-feira)

19h30 – Mulheres à Frente – Ditadura Nunca Mais!

29/11 (sábado)

16h – O Ciclo Pernambucano do Super-8 Expandido

18h – Cinema Marginal Piauiense – Um Sonho Piauiense

20h – Cinema Marginal Piauiense – Marginais no Rio e em Fortaleza

30/11 (domingo)

19h30 – Estreia Mundial – Nova cópia em 2K de Trem Fantasma (1977) de Alain Fresnot