Nosso programa inaugural Black Constellations: Zózimo Bulbul e a Nova Onda do Cinema Negro Brasileiro destaca interconexões ao longo da história do cinema negro brasileiro, ao mesmo tempo em que chama atenção para um dos cineastas mais importantes do país: Zózimo Bulbul. A programação apresenta a exibição gratuita, durante um mês, de Abolição, filme de Zózimo Bulbul que, nas palavras de Bernardo Oliveira, faz emergir um “cosmos de associações livres”. É a esse cosmos que buscamos nos conectar com o programa, dando os primeiros passos para lançar nova luz sobre a amplitude e a complexidade do cinema negro no Brasil.

Our inaugural program “Black Constellations: Zózimo Bulbul and the New Wave of Black Brazilian Cinema” highlights interconnections across the history of Black Brazilian cinema while specifically calling attention to one of Brazil’s most important filmmakers: Zózimo Bulbul. This exciting program features free month-long streaming of Zózimo Bulbul’s Abolição, a film that, in the words of Bernardo Oliveira, brings forth a “cosmos of free associations”. It is this cosmos that we are attempting to tap into with this program, as we only begin to shed new light onto the expansiveness and complexity of Black Cinema in Brazil.

Abolição (1988)
Dirigido por Zózimo Bulbul
Ainda estamos correndo atrás de Abolição, de Zózimo Bulbul, documentário de duas horas e meia que encara de frente a vida negra no Brasil cem anos após a Lei Áurea. Em viagem pelo país com uma equipe majoritariamente negra, Bulbul expõe as permanências do colonialismo e do racismo em múltiplas esferas da vida brasileira. O filme reúne vozes como Abdias do Nascimento, Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Grande Otelo, Joel Rufino dos Santos e Benedita da Silva. Esta cópia, oriunda de uma versão em VHS difundida nos anos 1990, é de baixa resolução e não faz justiça ao filme, mas segue essencial para debate e difusão e para reforçar o chamado por um escaneamento e uma tradução à altura de sua importância.